CloudFlare: HTTPS no Github Pages com domínio personalizado
Em 2016 o GitHub Pages anunciou a liberação do protocolo HTTPS para blog que usam .github.io; infelizmente para os desenvolvedores que usam “custom domains” em suas páginas a novidade ainda não está disponível. Entretanto é possível fazermos a aplicação do HTTPS usando um serviços secundário.
O CloudFlare oferece alguns serviços gratuitos e com está incluso o protocolo HTTPS. De acordo com a empresa o serviço gratuito é compartilhado entre vários usuários, porém a navegação do site ainda se torna muito mais rápido que usar o protocolo de autenticação padrão HTTP.
Fique atento, durante o procedimento o seu blog pode ficar fora do ar por alguns instantes, pois leva tempo para que o novo apontamento DNS se propague pela internet.
Adicionando o primeiro site
Para iniciar a aplicação em seu site, primeiro crie uma conta no CloudFlare, caso já tenha uma conta faça login. Agora adicione um site para fazer o scanner dos apontamentos de DNS do domínio.
DNS
Após a conclusão do scanner, certifique que todos os registro DNS estejam corretos, e que os mesmo esteja passando por dentro da nuvem.
Free Website
Depois de verificar todos os DNS, selecione a o plano “Free Website”, e prossiga com as configurações.
Servidores de nome
Estamos quase concluindo, agora o procedimento é um pouco mais complicado, para executá-lo vamos precisar acessar o Painel de configurações de DNS, onde seu domínio foi registrado.
Em configurações de DNS, procure por “Servidores de nome” ou algo parecido, e substitua todos os endereços do servidor padrão pelo endereço que o CloudFlare te indicou, ao concluir as alterações clique em continuar.
Crypto
Agora vamos definir o tipo de criptografia que iremos usar, na guia “Crypto” na seção “SSL”, selecione o opção “Flexible”, assim podemos garantir a entrega do protocolo HTTPS para todos os usuários.
Page Rule
Sugerimos que aguarde de 10 a 15 minutos para prosseguirmos com o próximo passo. Caso você já tenha esperado por este intervalo, acesse a guia “Page Rule” para definirmos as regras das páginas, agora clique em “Buy More Page Rules” adicione o endereço do seu site.
Repare que na imagem existe uma opção chamada “Always Use HTTPS” selecionada, caso você tenha sido um pouco apressado e não esperou o tempo como indicamos, a opção ainda não vai está disponível, só depois de algum tempo ela vai começar aparecer, neste caso é só aguardar mais um pouco.
Conclusão
O update do GitHub Pages ajudou e ajuda muitos desenvolvedores, garantindo ainda mais a segurança e a privacidade de seus usuários. Eu fiquei um pouco triste porque a aplicação não tem suporte para “custom domains”, felizmentes com um pouco de conhecimento e pesquisa conseguimos ótimos resultados.
Bom pessoal, por enquanto foi isso, eu espero que você tenham gostado no nosso artigo, na dúvida deixe nos comentários.