Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

Fala pessoal, a nossa postagem de hoje vai ser bem rápida, eu não sei até o momento de publicação deste post se eu vou ter lançado o curso de Jekyll, mas eu já tenho uma novidade para todos você.

Vocês devem ter notado que Jekyll por padrão segue a língua inglesa em muitas de suas aplicações, como no caso da exibição da data de publicação dos artigos, você também devem ter notado o Inside Block, exibe a data dos posts em português, mas como isso é possível?

Este método é muito simples, dentro do diretório _include crie um novo arquivo data.html, adicione o código a seguir dentro deste arquivo.

{% assign months = "janeiro,fevereiro,março,abril,maio,junho,julho,agosto,setembro,outubro,novembro,dezembro" | split: "," %}
{% assign month_number = include.date | date: "%-m" | minus: 1 %}
{{ include.date | date: "%-d" }} de {{ months[month_number] }} de {{ include.date | date: "%Y" }}

No nosso primeiro código, foi adicionado os 12 meses do ano do mesmo modo que se escreve em nosso idioma, observe que a menção do include dentro do arquivo faz referência a variável data dos artigos.

Agora que já fizemos a tradução, podemos aplicar o código para exibir a data em algum lugar. Se você estiver usando a lista de paginação do Jekyll em sua home, então você pode usar este código para exibir a data.

<time datetime="{{ post.date | date_to_xmlschema }}">
   {% include date.html date=post.date %}
</time>

Note que aqui usamos o formato de data date_to_xmlschema, e o include está chamando o nosso arquivo data.html, você pode modificar o formato da data desde que esteja dentro das especificações da documentação do jekyll, você também pode renomear o arquivo data.html, porém você também deve especificar o novo nome na chamada do include.

Caso você também prefira exibir a data dentro de uma página, como no caso do modo de leitura das postagens, você pode usar este outro código.

<time datetime="{{ page.date | date_to_xmlschema }}">
   {% include date.html date=page.date %}
</time>

Veja, que aqui modificamos apenas o tipo da entrada da variável de post para page, deste modo a data é exibida no formato especificado ao abrir uma postagem.

Conclusão

Bom pessoal, este efeito é mais visual, é para deixar o nosso blog um pouco mais bonito para os leitores, em relação a técnicas de SEO ela não faz diferença, isso porque os dados estruturais usado por SEO é do tipo BlogPosting.

Por enquanto é isso, não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais.


#Compartilhe