Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

Mesmo uma sistema tão avançado como o Windows 10, nem sempre vem como todos os recursos ativos ao finalizar a formatação, muitas das vezes é necessário instalar alguns pacotes de compatibilidade da própria Microsoft, para que software mais antigos funcione corretamente.

Um desses pacotes em especial é o .NET Framework 3.5. Apesar de vários artigos na internet ensinam como fazer este procedimento, nem sempre é simples de executá-lo, entretanto neste artigo iremos mostrar alguns métodos que podem te ajudar em várias cenários diferentes no mundo da informática.

Online: Com o Windows Update

Este método de instalação é o mais conhecido e usado, pois traz uma certa facilidade na hora de executar o mesmo, entretanto o computador precisa esta conectado a internet para fazer a instalação do recurso.

Abra o “Painel de Controle” do Windows e acesse o seguinte caminho “Programas\Programas e Recursos” em seguida clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows” localizado no canto da tela esquerdo.

Marque a opção “.NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 e 3.0”, clique em OK, em seguida escolha “Baixar arquivo do Windows Update”.

OBS: Este tipo de instalação pode não funcionar se o computador estiver dentro de uma rede corporativa, controlado por servidor de Active Directory, ou por algum sistema de firewall que impeça as atualizações do Windows Update.

Offline: Com CD/DVD ou ISO do Windows

Outro método muito usado que funciona muito bem, é usando o próprio CD/DVD ou ISO de instalação do Windows 10, dentro da imagem do Windows existe recursos próprios que pode ser instalados através do comando DISM, a vantagem em usar este método é que o computador não precisa esta ligado na internet.

Inicie o “Prompt de comando do windows como Administrador”, em seguida digite ou cole a seguinte linha de códigos.

DISM /Online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx3 /All /LimitAccess /Source:?:\sources\sxs

Substitua o ponto de “?”, pela letra da unidade do CD/DVD ou ISO de reproduzida do Windows, pressione “Enter” e aguarde a instalação.

OBS: Se o CD/DVD ou ISO tiver suporte para o arquitetura “x32 e x64”, você terá que especificar o caminho da mesmo.

x32: DISM /Online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx3 /All /LimitAccess /Source:?:\32\sources\sxs

x64: DISM /Online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx3 /All /LimitAccess /Source:?:\64\sources\sxs

Método alternativo: Baixar pasta SXS

Caso você não tenha um CD/DVD ou ISO de instalação do Windows, ou de alguma forma não têm acesso direto a internet, você pode optar por baixar apenas os arquivos da pasta SXS. para consumir menos dados.

Download SXS x32x64: SourceForge

Em seguida a instalação pode ser feira pelo “Prompt de comando do windows iniciado como administrador”.

DISM /Online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx3 /All /LimitAccess /Source:C:\Users\NomedoUsuário\Desktop\sxs

OBS: Você deve especificar exatamente onde a pasta SXS foi salva em seu computador, exemplo: C:\Users\NomedoUsuário\Desktop\sxs.

Conclusão

Bom, por enquanto hoje foi isso, eu espero que todos você tenha entendido como usar cada uma dos métodos usado aqui. Qualquer dúvidas é só deixar nos comentários, se você gostou compartilhe nas redes sociais com seus amigos.


#Compartilhe