Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

#Compartilhe

Você já parou para pensar o quanto as pessoas vem falando de Next.js nos últimos tempos, eu não vou fazer diferente, e como você pode ter lido no título, estou aqui também para falar dessa incrível biblioteca JavaScript, que aparentemente parece que vai dominar o mundo do desenvolvimento front-end.

Mas por que será que o NextJS se tornou tão popular, vindo que já existe centenas de outras bibliotecas que ajudam no desenvolvimento front-end? Bom, para isso existem várias respostas, para entender melhor qual é a proposta dele, primeiro temos que fazer algumas comparações, com React, Gatsby e o NextJS.

Quando trabalhamos com desenvolvimento front-end, devemos levar algumas questões em consideração, performance, agilidade, SEO, entre outras.

React

O React por exemplo, não lida muito bem com otimização de SEO, por isso ele não é recomendado para construção de blogs, que geralmente precisam que seus posts seja indexados por motores de buscas.

Site oficial: React

Gatsby.js

O Gatsby consegue lidar muito bem com esse tipo de otimização, e é muito usado para construção de blogs, ou sites que não precisam ser atualizados constantemente, ou que não tenha muitas páginas para ser processadas de uma única vez.

Site oficial: Gatsby.js

Next.js

Sabendo dessas limitações entre bibliotecas, NextJS tem uma pegada bem mais pesada, o seu poder de processamento de dados é incrível, quando ele faz o build de 50 mil posts por exemplo, não significa que 50 mil páginas vão ser processadas ao mesmo tempo.

Mas espera aí, se às 50 mil páginas que eu preciso deixar disponível no blog não são geradas, como as pessoas vão ter acesso a elas?

E aí que entra uma feature muito específica do NextJS, imagine que você tenha um blog com 50 mil posts, e que tenha uma lista com os 100 mais visitados, neste caso você pode fazer o primeiro build com o NextJS somente dessa lista.

Depois do primeiro deploy do projeto, conforme os usuários forem acessando os demais posts, eles vão ser construídos de forma estática e dinâmica, evitando que todo o processo de deploy seja feito do zero.

Sem contar, que caso você já tenha conhecimento com React, todo esse aprendizado pode ser reaproveitado em cima do NextJS, pois, o NextJS e construído com React.

Site oficial: Next.js

Deploy

O NextJS é um projeto da Vercel, que é uma empresa que oferece serviço de deploy para front-end, e como o serviço já oferece a tecnologia, é muito recomendado que projetos NextJS, seja hospedado nela, apesar do NextJS se suportado por outros serviços de deploy como Netilify.

Site oficial: Vercel

Conclusão

No momento eu estou testando o NextJS, porém não posso afirmar com clareza se ela é melhor ou pior que determinada biblioteca do mercado, pois em minha pouca experiência de desenvolvimento front-end, eu nunca testei bibliotecas diferentes do React e NextJS.

Por isso eu convido todos vocês para se juntar, se possível deixe um comentário, uma dica de como eu poderia melhorar meu aprendizado com desenvolvimento front-end.

Eu espero que todos vocês tenham curtido esse post, muito em breve eu espero trazer mais conteúdo sobre, React e Next.


#Compartilhe